quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ANTRAM "INSISTE" NAS AJUDAS DE CUSTO TIR

Antram insiste nas “ajudas de custo TIR”
Dois meses volvidos sobre a sua criação, o grupo de trabalho encarregado de tratar da questão das “ajudas de custo TIR” ainda aguarda a participação de um dos sindicatos, denuncia a Antram em comunicado.

A criação deste e de outros grupos de trabalho foi acordada entre o Governo e os transportadores em Junho, aquando da paralisação dos camionistas. A sua formalização, porém, só se verificou em Setembro. Seis meses foi o prazo estabelecido para a apresentação de resultados.

O grupo de trabalho encarregue da questão das “ajudas de custo TIR” reuniu entretanto duas vezes mas, critica a Antram, “não iniciou os trabalhos por falta de um dos Sindicatos”.

Pior, de acordo com os transportadores rodoviários de mercadorias, é o facto de no entretanto “a Inspecção-geral da Segurança Social ter incrementado as acções de fiscalização”, quando o Governo terá garantido, em Junho, “à ANTRAM a suspensão da actividade fiscalizadora da Segurança Social até à resolução da questão”. O que leva a associação a falar em “má-fé no tratamento do problema”.

A Antram mantém, entretanto, que as “ajudas de custo TIR” “não é mais que uma ajuda de custo mensal atribuída aos transportadores que realizam serviço de transporte internacional”, para ajudar a custear pequenas despesas do dia-a-dia que eles têm de suportar quando deslocados, e para as quais é difícil, se não mesmo impossível, documentar para efeitos contabilísticos.

27/11/2008

Sem comentários: