UETR exige gasóleo profissional europeu
A Presidência eslovena da União Europeia recebeu ontem em Bruxelas uma delegação da União Europeia de Transportadores Rodoviários (UETR), organismo onde se encontram reunidas várias confederações e associações nacionais de autónomos e de pequenas e médias empresas.
A UETR apresentou uma proposta à UE com quatro reivindicações, com o objectivo de que seja ultrapassada a nível europeu, tanto a crise conjuntural como estrutural em que o sector se encontra.
As reivindicações da UETR são as seguintes: adopção de medidas antidumping contra a concorrência desleal que permitam garantir a cobertura dos custos de transporte, bem como um mecanismo consistente de actualização automática dos preços de transporte em função do incremento dos custos; a obrigação de pagamento a 30 dias; a garantia de cumprimento destas medidas através dum sistema de controlo e de um regime de sanções sob a forma de regulamento comunitário; a eliminação do IVA que actualmente também é aplicado aos impostos sobre produtos petrolíferos e a criação dum gasóleo profissional europeu. Esta posição foi adoptada numa reunião realizada pela UETR no passado dia 13 de Junho, em Bruxelas, considerando este organismo que «as acções e manifestações de transportadores em França, Portugal e Espanha, e a que se encontra agendada para o final deste mês em Itália, vêm demonstrar que o transporte rodoviário é o motor da economia». A UETR representa mais de 185 000 empresas transportadoras com uma frota de perto de meio milhão de veículos.
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário